Subscribe:

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Et, voilà... 3 meses na terra dos queijos e vinhos! - parte I


Bonjour, les enfants! Estou de volta ao ócio, depois de uma longa temporada sem aparecer por aqui, afinal, é muita coisa pra viver e descobrir nesse mundo, e como tudo acontece muito rápido, fica difícil parar e escrever sobre. Então, vou tentar fazer um resumão de tudo o que aconteceu por aqui nesse tempo, pelo menos das coisas mais interessantes/caóticas/engraçadas.

A poiva

Já contei essa história pros mais chegados. Cheguei à França no dia 28 de julho, e como só podia entrar na residência em 1° de agosto, eu teria que ir pra um hotel ou albergue pra passar os primeiros dias. Porém, eu tinha me inscrito num programa de parrainage, “apradinhamento”, e tinha uma “madrinha” francesa (a Sylvie) que, pra minha surpresa, me convidou pra ficar na casa dela nos primeiros dias. Eu, obviamente, aceitei (e foi a melhor coisa que eu fiz). A família dela me recebeu super bem, a Sylvie me mostrou a cidade e o campus e me ajudou em diversas tarefas, como abrir uma conta. Todos muito sympa e solícitos.

almoço no jardim da familia grenobloise

Agosto: mês do CUEF

Esse foi, sem dúvidas, o mês de maior bombação até agora em Grenoble. Apesar de ser um mês de férias, no qual a cidade fica meio parada e o campus deserto, todo mundo estava com aquele gás de quem acabou de chegar e quer curtir e conhecer tudo e todos. Ninguém parava.

indo pra Soirée DJ, a primeira do CUEF

Como só tínhamos as aulas de francês do CUEF (mesmo sendo 4h por dia, geralmente pela manhã, e 5 vezes por semana), todo dia era dia de festa, de sair, de conhecer lugares e pessoas de toda parte do mundo, todo dia era dia de queijos e vinhos... Em quantas aulas não chegamos com as caras amassadas de quem dormiu muito pouco ou matamos aula mesmo! (eu até que era guerreira e tentei ir a todas). Mas a culpa era do CUEF, da associação IntEGre e do EVE – e claro, dos milhares de brasileiros que aqui vivem – que promoviam (e promovem) festas, encontros, excursões, “churrascos”, e tudo mais pra integrar os que chegam, afoitos por farras e novidades (em todos os sentidos).

viagem à Annecy, com o CUEF

1ª road trip: Côte d’Azur!

Com o fim do curso de francês, o verão ainda marcando presença e o início das aulas um pouco distante, eu e mais três amigos brasileiros resolvemos alugar um carro e...Pé na estrada. Nosso desejo era um só: PRAIAS!

Encontramos um apê duplex, bem baratinho, pra alugar em Tourettes, uma cidadezinha a meio caminho das praias da Côte d’Azur. De lá, saiamos todos os dias rumo às cidades do litoral mediterrâneo, de águas azulzinhas.

No primeiro dia, fomos ao pequeno Principado de Mônaco, que não faz parte nem da região, nem da França, mas fica ali perto. O lugar é simplesmente belíssimo e um luxo só. Pra mim, foi o Top 1 da viagem. Fomos também à cidade das estrelas, Cannes; à Nice, demos uma passadinha pra conferir a noite fail de Saint Raphaël, passamos o dia em Antibes e demos um pulinho em Saint Tropez, já no caminho de volta (cidade que deixou a desejar, pela fama que tem...); além de apreciarmos a bela paisagem montanhosa do caminho, na ida, e de pararmos em Sisteron e Fayence, cidadezinhas medievais muito fofas.

Monaco
Nice


Sisteron


to be continued...

0 VOCÊ PODE MIAR AQUI!:

Postar um comentário

Comente, ou melhor, mie à vontade!