Subscribe:

domingo, 14 de novembro de 2010

Et, voilà... 3 meses na terra dos queijos e vinhos! - parte II


Fêtes de la Rentrée e Oktoberfest

Setembro foi o mês das “Fête de la Rentrée”, as festas de boas-vindas para os novos e antigos estudantes, as festas de integração, enfim, as festas de reinício do ano letivo. Cada universidade, faculdade, cursos e programas de intercâmbio, como o Grenoble-Brasil, tiveram a(s) sua(s). E haja soirées, buffets de boas-vindas, reuniões, encontros e afins. Até o mês passado ainda tiveram algumas!

Festa de boas-vindas na Bastilha, em outubro

Aquela empolgação de quando chegamos ainda continuou, mas em menor ritmo. E claro, não perdemos a oportunidade de ir à Oktoberfest, a original, em Munique – Alemanha. Fomos num ônibus que uma brasileira, da geração Gre-Brasil anterior, organizou pra 60 e poucas pessoas. Muito caos na ida, 10 horas de viagem à noite, frio e muita expectativa. Pegamos o início da festa, cedo da manhã, num dia de muita chuva e frio em Munique. Teve gente que já chegou na festa pra lá de Bagdá, ou melhor, de Grenoble... E o nosso café da manhã foi: uma caneca de 1 litro de cerveja alemã, pra despertar!

E só pra resumir ainda mais: entramos numa das tendas, tomamos cervas ao som de músicas típicas alemãs e *hab locs vestidos com roupas tradicionais, fizemos amizades, subimos nas mesas, causamos, tiramos milhões de fotos, fomos obrigados a sair às 16:30 (porque as mesas eram reservas a partir desse momento), ficamos sem rumo passeando pela festa – debaixo de chuva e frio – encontramos uma mesa do lado de fora e bebemos mais um pouco, depois esperamos a hora de ir embora e, pra terminar a noite, esperamos horas por UMA criatura sem noção, um escocês, que estava perdido, drogado, e sem documentos. Saímos de Munique 1h da manhã, por aí. Ah! Roubei um canecão daqueles, óbvio!


a galera do ônibus, na entrada da Oktoberfest



as famosas canecas de cerveja de 1L

* hab locs: habitantes locais


3° mês, mais ou menos light

Mês passado, outubro, o bicho começou a pegar: aulas e mais aulas, conferências, trabalhos, apresentações, compromissos. Por isso, todo mundo ficou (um pouco) mais responsável e cheio de afazeres. Claro que ninguém deixou de sair, mas as coisas ficaram mais lights.

As duas noites de maior passação foram: no dia do aniversário de um gaúcho, com direito a tequila (e isso já explica muita coisa) e outras bebidas, e a noite em que um paulista, ex-quase-sobrinho da Gretchen (pasmem, rsrs) disse que ia “sair do corpo” e toda a galera acompanhou... Caos total! Só quem tava lá entende. Fora esses dois episódios, tudo ficou mais calmo.

No dia seguinte ao aniversário caótico citado, fomos ao “Retour des Alpages” em Annecy, uma pequena cidade, muito fofa, perto daqui. O “Retour des Alpages” é uma festa típica da cidade que mostra as tradições dos povos dos alpes, a culinária, o artesanato, a música, as roupas típicas, os dialetos, enfim, toda a cultura de quem vive nas montanhas. O curioso é o desfile de animais, camponeses com sinos e pessoas fazendo trabalhos de antigamente nas ruas da cidade, tudo pra recriar a vida nos Alpes, de outros tempos. Muito bacana. Degustamos algumas coisinhas gostosas, comemos um *tartiflette maravilhoso e tomamos um suco de maçã (e nada mais) feito na hora, muito bom também.


Em Annecy

*tartiflette: prato típico da região, feito com batatas, queijo e bacon.


Com o final do mês veio o feriadão de 10 dias do Toussaint (dia de todos os santos), de 23/10 a 01/11, que aproveitei indo pra Paris com amigos. Mas isso, já é assunto pra outro post...

0 VOCÊ PODE MIAR AQUI!:

Postar um comentário

Comente, ou melhor, mie à vontade!