Subscribe:

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aconteceu há quase um ano na Bélgica...


Em julho do ano passado, quando morava na Espanha, tive a sorte de ir a um dos melhores festivais de música da Europa, o Rock Werchter. A primeira vez que ouvi falar desse festival, foi através da Julie, uma "compañera de piso" belga (uma das meninas que dividia apartamento comigo), mas só fui me interessar mesmo quando uma amiga me "apresentou" ao site do festival e me chamou pra ir, junto com outro amigo nosso. Foi ele quem, de fato, descobriu ESSE festival em meio a inúmeros outros que acontecem nessa época do ano por lá, em pleno verão europeu.

Fuçando o line up do Rock Werchter, que foi eleito o melhor de 2008, fiquei super empolgada com as atrações e, é claro, não ia perder essa oportunidade, já que tava perto de voltar pro Brasil e nunca tinha ido a um festival desses. Na programação tinha bandas como: Radiohead, R.E.M, The Verve, The Chemical Brothers, Moby, Beck, Kings of Leon, Kaiser Chiefs, The Raconteurs, Lenny Kravitz, Sigur Rós, Mika, entre muitos outros. Assim, formamos um grupo de 5 pessoas, que tavam fazendo intercâmbio em diferentes partes do continente e arrumamos nossas barracas e mochilas.

O festival acontece todos os anos, desde 1975, em Werchter, uma cidadezinha bem próxima a Bruxelas (na verdade, tudo é muito próximo nesse país), em meio a um campo verdinho, rodeado de árvores. No caminho encontramos muitas fazendinhas com vacas e casinhas típicas. E chegando lá, fomos em busca do nosso setor de camping, que é oferecido pelo festival pra quem quer passar os 4 dias. Era empolgante ver aquele mar de gente de várias nacionalidades, com as suas mochilas nas costas rumo ao Rock Werchter.

Foram 4 dias de muita música. Os shows iam de meio-dia a 2h da manhã, em dois palcos. Choveu quase todos os dias, fez frio à noite, muito calor de dia, deixamos nossos tênis podres de lama... Tivemos que comprar galochas e capa de chuvas, catamos copos descartáveis do chão durante os shows que não nos interessava - já que a cada 20 copos você ganhava 1 cerveja - enfrentamos filas pra tomar banho a 4 euros (o que nos fez optar por tomar banho dia sim, dia não), bebemos apenas cerveja, já que não tínhamos outra opção (só vendiam Stella Artois e não sabíamos disso), fizemos "amigos de festival" de várias partes do mundo, nos acabamos nos shows, enfim, curtimos tudo até quando já estávamos esgotados!

A organização desse festival é algo realmente impressionante. A começar pelo transporte: de qualquer parte da Bélgica você pode pegar um trem até a estação de onde sai vários ônibus, exclusivos, pro local do festival e são organizados a partir do setor do camping que as pessoas vão ficar. No final é a mesma coisa: além dos ônibus de volta, você pode pegar um trem de Bruxelas pra qualquer outro lugar, sem ter que pagar a mais por isso. Pela primeira vez na vida, encontrei milhares de banheiros químicos que ficavam limpos rapidamente a cada 30 minutos, mais ou menos, além de SEMPRE ter papel higiênico. Até carregar o celular era possível, com alguns postos com todas as marcas de carregadores já acoplados. Nem preciso falar que não vi uma confusãozinha sequer. O clima do festival era maravilhoso, inesquecível!

Quem tiver a oportunidade de ir esse ano (e me deixar com invejinha), ou apenas tiver curiosidade, dá uma olhadinha no Line up do Rock Werchter 2009. Mais uma vez, tá muito bom.

Site do festival: http://www.rockwerchter.be/

*Só pra dar um gostinho, o alucinante show do The Chemical Brothers, com seus incríveis efeitos visuais:

2 VOCÊ PODE MIAR AQUI!:

Cibelle disse...

Não sei se para o bem ou para o mal, não senti esse um ano passando... Pra mim parece que foi ontem...

Nai disse...

É vero, Cibas! O tempo pré/durante/pós intercâmbio passou muito rápido...

Postar um comentário

Comente, ou melhor, mie à vontade!