Subscribe:

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Nem só de forró vivem as Festas Juninas!


Bandeirinhas coloridas. Muito milho. Forró. Comidas típicas. Fogueiras. Forró. Fogos de artifício. Bombas. Forró. Friozinho. Gente de fora. Forró. Balões. Barraquinhas. Forró. Festas no interior. Quadrilhas. Forró. Santos. Simpatias. E mais forró. Forró, forró e forró... Nessa época do ano aqui no nordeste, como todo mundo sabe, só dá forró.

A Festa Junina - que ao contrário do que muita gente pensa não surgiu por aqui - foi trazida pelos portugueses, pois nos países católicos da Europa ela já era celebrada, em homenagem a São João, primo de Jesus. A tradição da quadrilha também veio de fora, surgiu na Inglaterra e foi popularizada pela nobreza francesa. Chegando ao Brasil, no século 17, foram incorporadas, aos festejos juninos, as comidas feitas de milho, já que essa é a época de fartura do alimento, além de manifestações folclóricas e ritmos típicos de cada região. Aqui, é claro, o forró e o baião.

Mas nem só de forró vive o São João! Em junho do ano passado, pude vivenciar um San Juan, na Espanha. Fui a duas festas típicas do dia 23 de junho: Fiesta del Água e Fiesta del Fuego. A primeira, era numa pequena cidade chamada Lanjarón (famosa por ter uma das melhores fontes de água potável da Espanha), nas montanhas de Granada, onde todo mundo atirava água em todo mundo, munidos de baldes, pistolas e mangueiras. A cidade inteira participava jogando água nos "foliões" das varandas de suas casas. Um verdadeiro carnaval em pleno mês de junho, de onde NINGUÉM conseguia sair seco. Depois do fim da festa, lá pela meia-noite, era hora de descer para a praia, em Salobreña (na província de Granada tem serra e mar, e tudo é perto).


à caminho de Lanjarón

chegando...


preparação!


De semelhança com o São João do Brasil, só tinha mesmo a fogueira e a tradição de jogar um papelzinho com um desejo escrito, para que seja realizado. Nessa praia, além de uma fogueira gigantesca, tinha vários focos de música eletrônica, como se fossem pequenas raves espalhadas. Isso mesmo, música eletrônica ao invés de forró ou quadrilhas! Na Espanha, não existe um tipo de música típica nesses festejos. Muito menos comidas de milho (disso eu senti falta). Como eu detesto forró - contrariando as minhas raízes paraibanas - achei muito interessante o San Juan.


Mas, apesar da overdose de forró pela qual a gente é obrigado a passar aqui na Paraíba, eu gosto das festas juninas. Adoro o cheiro de milho, o clima mais ameno, me caracterizar de caipira nas festinhas particulares, os fogos, a alegria das pessoas e o todo o movimento de gente viajando pra lá e pra cá, indo para o interior e vindo de fora.

2 VOCÊ PODE MIAR AQUI!:

Cibelle disse...

Raízes paraibanas??? hahaha
Compreendo... ;p

Nai disse...

Eu sou paraibana, oras!
hehehe

Postar um comentário

Comente, ou melhor, mie à vontade!